quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ESCUTA O SILÊNCIO QUE VEM DO MAR


A rapidez com que tem de criar, por vezes, assusta a pianista. O tempo e o espaços são voláteis e tão inconstantes como a própria vida. Helen cada vez tem menos períodos onde está cara a cara com o silêncio. Talvez por isso aprecie tanto a descoberta que fez daquele lugar junto ao Guincho. Na primeira ocasião em que por lá passou, começou de imediato a compor uma sinfonia excecional. O mar é o mesmo mar da sua Irlanda, mas a costa, a paisagem, o clima, a luz e os incensos são bem diferentes dos seus. A baía junto a Summercove, perto de Kinsdale, era o refúgio de verão da família. Ela entretinha-se a escutar o barulho que o mar fazia ao fustigar as falésias, e procurava melodias nas ondas antes delas lhes baterem. Na espuma esbranquiçada descobria as notas e inventava sons alinhavando mentalmente as primeiras partituras com tudo o que a natureza lhe tinha para oferecer. Deidre permanecia silenciosa, observava a irmã mergulhar naquele transe sedutor que a mãe não conseguia entender. Satisfazia-lhe algumas vontades e costumava acompanhá-la até junto da costa onde as duas passavam grande parte dos dias de verão.
A partitura era esboçada, quase em segredo, numa folha invisível. As claves navegavam à deriva por entre semínimas, breves, fusas, semifusas e semibreves. As ondas forneciam-lhe o ritmo, o vento as variações, e semeava as colcheias pelo meio das notas sempre que as gaivotas decidiam mergulhar em busca de refeição.
Helen só voltou a compor assim junto ao Guincho, neste lugar que agora é dela. Sorri, e a obra cresce mais um pouco. Não podia estar a ser um dia melhor. A menina nasceu, ela foi novamente tia. Esta memória ficará perpetuada através da linha melódica com que a irlandesa abrilhanta a sua obra. Recebe no coração a paisagem que lhe faz lembrar o sempre arrebatado mar irlandês. Aqui também as nuvens são diferentes, como os dias e as marés, e tudo isto passará a fazer parte da partitura da sua nova sinfonia.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário