segunda-feira, 22 de abril de 2013

VIAGEM À LUA



O pai de Jorge sempre lhe disse que era proibido passear a pé pela ponte. Ele gosta quando o pai lhe diz que não se pode, vai logo experimentar para ver se é verdade.
A mãe nunca lhe diz que não se pode. Certo dia ficou com as mãos todas sujas de terra por ter andado a brincar no campo com os amigos. Jorge perguntou-lhe se podia pintar as paredes do quarto com aqueles dedos acastanhados, e ela disse-lhe que sim, que devia experimentar tudo aquilo de que gostasse, e que devia fazer um pouco de todas as coisas. A mãe não se importou, mas o pai não gostou. Os dois nunca se entenderam lá muito bem, ao contrário dos avós.
A parede ficou fantástica!
Jorge é um rapaz que gosta de dormir, e gosta muito de acordar depois de dormir. Gosta de pular e de correr, gosta de fazer perguntas complicadas ao pai, gosta de andar descalço pela terra e pela areia, gosta de saltar da prancha mais alta da piscina, de fazer bolas de sabão e de ver desenhos animados. Também gosta de ver aqueles macacos pequenitos que andam à solta, no jardim zoológico, por entre os visitantes.
Jorge não gosta, nem um bocadinho, de secar o cabelo, não gosta de cães que ladrem muito alto e não ama multidões. Tão pouco aprecia ver os pássaros fechados em gaiolas ou que o pai lhe esteja sempre a dizer que não se pode andar a pé na ponte sobre o Tejo.
Gostava, um dia, de vir a ser paraquedista. Quer aprender a confecionar o melhor pão do mundo, ou então aprender a ser pastor, e deseja mesmo muito que os pais não passem os dias sempre a discutir. Mas o que ele gostaria mais do que tudo na vida era que a sua mãe não estivesse sempre tão doente.
Falta-lhe andar pouco para alcançar a estrada que dá acesso ao tabuleiro da ponte 25 de abril. O sol voltou a brilhar, amedrontado, por detrás das nuvens que já não fazem chover.
- Hoje vou andar a pé pela ponte, porque assim preferi. Vai ser um dia bonito! Vou, finalmente, passear na mais bela de todas as pontes.
Jorge guarda ainda um outro segredo no seu coração. Depois deste seu passeio, apenas lhe falta a bem mais complicada viagem à lua.

Sem comentários:

Enviar um comentário